quinta-feira, 13 de junho de 2013

Amplificador de Áudio com LM386


Esquema elétrico de amplificador O Circuito Integrado LM386 é um pequeno amplificador de áudio de baixa potência, ideal para pequenos projetos, podendo ser usado com uma infinidade de fontes de sinal, tais como pequenos sintonizadores AM ou FM, placa de som do micro computador, MP3, celulares ou como amplificador de teste na bancada.
 







Introdução


O Circuito LM386 é um amplificador de potência projetado para aplicações de baixo consumo e níveis de tensão reduzidos. O ganho interno deste circuito integrado é pré-fixado em 20 vezes (26db) para manter um número de componentes reduzidos, mas com a adição externa de um resistor e um capacitor entre os pinos 1 e 8 nós podemos aumentar o ganho global do circuito para qualquer valor entre 20 a 200 vezes (26 a 46 db). O integrado LM386 drena uma baixa potência quiescente da ordem de 24mW operando a 6V. O LM386 se torna ideal para aplicações com uso de bateria. 

Uma versão estéreo do amplificador (Amplificador Estéreo com o LM386) pode ser encontrada em uma postagem mais recente do blog


Característica de funcionamento do LM386


  • Pode funcionar com baterias
  • Necessita de poucos componentes externos
  • Tensão de operação entre 4 a 12V
  • Ganho de tensão entre 20 a 200 vezes.

Potência típica de saída do circuito integrado é de 700mW para uma tensão de alimentação de 9V e alto-falante de 8 Ohms. A pinagem do LM386 é dada na figura 1.

LM386 Eletronica em casa

Figura 1 - Pinagem do amplificador LM386.


Controle de Ganho máximo


O LM386 é um amplificador versátil, pois o seu ganho global de tensão pode ser ajustado por dois pinos (1 e 8). Com os pinos 1 e 8 abertos (figura 2A) o ganho é de 20 vezes (26db) mas se um capacitor for colocado entre os pinos 1 e 8 (figura 2B) o ganho é aumentado para 200 vezes (46db).

LM386 Eletronica em casa

Figura 2A - Amplificador com ganho de 20 vezes.                                                Figura 2B - Amplificador ganho com ganho de 200 vezes.




Se um resistor for colocado em série com o capacitor o ganho pode ser ajustado entre 26db a 46db (figura 3).

Eletronica em casa
Figura 3 - Amplificador com ganho de 50 vezes (34db).

Montagem do Circuito amplificador com o LM386


A montagem do amplificador é feita em uma placa de circuito impresso. O layout é ilustrado na figura 4 e pode ser baixado no link Projeto Amplificador LM386.

http://eletronicaemcasa.blogspot.com.br/
Figura 4 - placa de circuito impresso do amplificador LM386.

O circuito completo do amplificador é apresentado na figura 5.

Eletronica em Casa

Figura 5 - Circuito elétrico do amplificador.

O circuito é alimentado por uma fonte de 9V através do conector X3. Na saída de som deve-se conectar um alto-falante de uso comum de impedância de 8 Ohms e potência mínima de 1W. O sinal de áudio pode ser proveniente de um mp3 player, celular ou até mesmo do computador. A figura 6, 7 e 8 ilustra a montagem final do circuito.

Amplificador de baixa potência

Figura 6 - Esquema de montagem


Amplificador de Audio http://eletronicaemcasa.blogspot.com.br/

Figura 7 - Amplificador de áudio com LM386




LM386

Figura 8 - Amplificador de áudio com LM386


Lista de Componentes do Amplificador


Resistores

R1 - 1k2 Ohms 1/8W
R2 - 10 Ohms 1/8W
P1 - Potenciômetro 10k Ohms

Capacitores

C1 - 10uF/16v   eletrolítico
C2 - 220uF/16v eletrolítico
C3 - 100uF/16v eletrolítico
C4 - 100nF        cerâmico
C5 - 100nF        cerâmico
C6 - 100nF        cerâmico

Semicondutores

CI - LM386

Diversos

Placa de fenolitico.
3 Bornes de conexão 2 vias.
Fios.
Alto falante de 1W com 8 Ohms de impedância.
Fonte de 9V.
Plug P2 mono.
 

Confiram também a versão estereofônica do amplificador com LM386 (Amplificador Estéreo com o LM386).


Confira o nosso Kit de Montagem Transmissor FM.
 
Enviamos para todo o Brasil
95 comentários:
  1. Gostaria de um projeto com LM386 alimetado por 4,5 V...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Tucuruí,
      Sem problemas, o senhor pode utilizar o mesmo circuito descrita no texto com uma bateria de 4,5v, o amplificador também vaio funcionar. A única diferença é a potência de saída que vai ser um pouco mais baixa mas mesmo assim você vai conseguir amplificar seu sinal.

      Obrigado pela visita ! E desculpe-me a demora pelo retorno estava sem tempo nesse começo de ano...

      Excluir
  2. o gui, gostaria (se for possivel) de saber mais sobre o tda2050 !fiz um amp mas o esquema nun deu muito certo !!Bg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Israel,
      Sim, eu posso olhar rapidamente para você... Mande para o e-mail eletronicaemcasa@gmail.com o esquema que você utilizou seguir com a montagem.

      Olhando o datasheet do componente eu posso te adiantar que esse amplificador é de classe AB necessitando de uma fonte simétrica para o seu funcionamento. A tensão de funcionamento é de mínimos +-4,5V a máximos +-18v para alto falantes de 4 Ohms e mínimos +-4,5V a máximos 22V para cargas de 8 Ohms.
      A corrente consumida pelo circuito pode chegar até 5A... sua fonte deve aguentar fornecer esse nível de corrente.
      A TDA2050 não possui circuito de proteção contra sobreaquecimento, somente contra curto circuito de carga... a utilização de um bom dissipador de calor é importante para tentar minimizar a queima do componente por elevação de temperatura.

      Obrigado pela visita ao Blog !

      Excluir
  3. Boa noite, gostaria de um amplificador alimentado com 5v para conseguir uns 10w rms é possivel, se for o senhor poderia me auxiliar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nenhum esquema de amplificador para essa tensão e potência... Talvez seja possivel com a topologia de amplificadores classe D. No momento fica difícil de ajudar... estou muito atarefado... mas pesquise sobre amplificadores classe D acho que seria a melhor opção !

      Obrigado pela visita !

      Excluir
  4. Boa noite, teria esse mesmo circuito na versão estéreo, com um único volume para os dois lados?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite amigo,
    Infelizmente eu não tenho uma versão estéreo desse circuito. Mas não é complicado de fazer a adaptação, você pode montar dois desse circuito do post e utilizar um potenciômetro linear duplo de 10k. Esse potenciômetro equivale a dois potenciômetro mas mecanicamente acoplados e independentes eletricamente.

    https://www.eletronicamatias.com.br/image/cache/data/potenciometro_6t_frente2-600x600.jpg

    ResponderExcluir
  6. Olá, prefiro fazer um circuito igual a esse, porém, meu professor quer com um BD135 e um BD 136, onde devo "encaixa-los" no seu circuito já pronto?

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo, meu professor quer que eu faça esse circuito com um BD135 e um BD136, onde posso encaixa-los nesse circuito que vc fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcos,
      Circuito de amplificador com transistores você poderia pegar uma ideia no post "Amplificador de Áudio - Classe B Push-pull 6W" do blog. A figura 8 do post é o circuito que vc está procurando... a fonte de sinal pode vir da saída desse circuito LM386 ou de qualquer pré amplificador... o ideal seria utilizar um AOp com circuito de pré-amplificação...

      Excluir
  8. Montei um amplificador semelhante a este seu (chamado LABAMBA, no site www.computronica.com.br), só que ele tinha dois componentes adicionais que faziam um reforço de graves. O circuito funciona blz. Eu seguí a idéia do autor e uso como caixa de amplificação no meu PC. Recomendo muito pra quem tá começando esse circuito seu aí, pois não deixa nada a desejar pras caixas de som comerciais de computador e é muito fácil de montar. Valeu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião amigo !
      Agradeço pela participação no blog !

      Excluir
  9. Amigo, pode me ajudar a definir qual a posição do cabo positivo e negativo da alimentação no meu projeto
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim posso sim! Mande sua duvida para eletronicaemcasa@gmail.com e a gente olha !

      Excluir
  10. Sim eles podem ter valores diferente, mas não podem ser menor que a tensão de trabalho do sistema. No mínimo ele deve possuir uma tensão de trabalho 40% maior que a tensão do sistema.

    ResponderExcluir
  11. saberia dizer qual é a corrente maxima que esse circuito aguenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para uma alimentação de 9V e um alto falante de 8Ohms a potência típica de saída é 700mW. Sabendo que o rendimento de amplificador classe A (mesmo do post) é cerca de 20% (25% é máximo teórico) então podemos calcular a corrente fornecida pela a fonte através das formulas elementares. A corrente da fonte vai ser cerca de 400mA.

      Obrigado pela visita !

      Excluir
  12. Olá, posso colocar um resistor de 1k ao invés de 1k2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim você pode trocar. Entretanto você vai mudar o ganho do circuito, portanto você deve verificar se vai atender o seu projeto!
      Lei novamente o post e consulte o datasheet para entender que esse resistor controla o ganho do circuito. Essa informação esta bem explicita no tópico "Controle do ganho máximo". Para maiores detalhes consulte o datasheet.

      Obrigado pela visita !

      Excluir
  13. QUAL É A SENHA DO ARQUIVO ZIP AMPLIFICADOR LM 386????

    ResponderExcluir
  14. o Guilherme, boa noite! Será que dá pra usar ao inves de uma bateria de 9V, conectar um cabinho qq de usb e implantá-lo como fonte de alimentação,ainda é possivel que haja no sistema uma uma pequena entrada para fone de ouvido independente da saida do auto falante???A intenção fazer um circuitinho bem completinho pra colocar no PC. Um tipo bem imcrementado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Afonso,
      Sim é possível, o circuito amplificador pode funcionar com 5V sem problemas e as entradas para P2 para conectar ao PC e um fone de ouvido também é possível.
      As implementações são inúmeras!

      Obrigado pela visita !

      Excluir
  15. Respostas
    1. Para um carga de 8Ohms e alimentação de 9V o circuito consome 1,25W.

      Excluir
  16. Olá, gostaria de saber a potência deste amplificador, ou seja, quantos watts ele nos proporciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A potência de saída é de até 0,6 Watts com a alimentação em 9V.

      Excluir
  17. Bom dia, eu poderia utilizar esse circuito com um microfone de eletreto na entrada e um fone de ouvido na saída ao invés do alto falante? Obrigado. Att Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Amigo,
      Sim, você pode usar um fone de ouvido. Entretanto, observe a potência mínima citada no post! O seu fone de ouvido deve suportar a potência máxima de saída (0,6W com 9V) do amplificador, caso contrario ele vai queimar!!

      Excluir
  18. Olá, gostaria de saber se posso citar a fonte (esta página e também o autor) e divulgar este projeto em meu blog de eletrônica?

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde amigo,
    Sim sem problemas amigo! Qual seria o seu blog?

    ResponderExcluir
  20. Para o controle do ganho, tem como usar um potenciometro para um melhor controle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Sim você pode substituir o resistor R1 por um trimpot para ajustar o ganho global do amplificador. Recomendo usar um trimpot no lugar do potenciômetro, pois esse seria um ponto de ajuste interno na placa...

      Excluir
  21. boa tarde amigo ! quais componentes que trocados podem dar 5 a 6 rms de potencia no auto falante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato,
      Infelizmente não é possível atingir esse nível de potência de saída com esse projeto. Você pode constatar isso no post ou no datasheet do fabricante do LM386.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  22. Eu posso fazer dois amp desses e ligar em uma fonte simétrica de +9v 0v -9v e fazer apenas uma saida para aumentar a amplificação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem entendi corretamente sua pergunta, você gostaria de ligar os LM386 em ponte "bridge amplifier". Sim é possível, porem um erro seria a utilização da fonte simétrica! O Lm386 não admite fonte simétrica.
      Pesquise o termo"bridge amplifier" para mais soluções de ligação.

      Obrigado pela visita !

      Excluir
  23. Amigo o pino 7 posso jogar um sinal de áudio que passa direto isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Rogerio,
      Não é recomendado. O pino 7 possui uma ligação entra a saída através de um conjunto de resistores como pode ser observado no datasheet na figura "Equivalent Schematic and Connection Diagrams", entretanto essa entrada possui um offset (Vcc/2 a Vcc) alto podendo danificar o equipamento conectado.

      O pino 7 é usado para retirar ruídos de saída provenientes da fonte de alimentação. Um circuito de filtro é formado quando inserimos um capacitor no pino 7. A rejeição ao ruído de saída chega na ordem de 50db, você pode verificar isso no gráfico "Power Supply Rejection Ratio (Referred to the Output)vs Frequency" presente no datasheet do LM386.

      Excluir
  24. Boa noite Guilherme parabéns pelo trabalho! Para que eu consiga usar um alto falante de 4ohms nesse circuito do 386, precisaria usar uma tensão mais baixa devido a uma impedância menor do alto falante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lucas,

      De forma geral sim, para que o LM386 trabalhe dentro das condições normais de dissipação (de forma natural) você deve reduzir a tensão da fonte de alimentação. A tensão máxima que o fabricante sugere é 12V para o LM386N. Essa informação pode ser presumida pelo gráfico "Device Dissipation vs Output Power —4ΩLoad" presente no datasheet do LM386.

      Tensão maior pode até ser usadas, mas você deve respeitar as condições térmicas do componente e portanto um estudo térmico mais detalhado deve ser considerado no projeto, para que soluções sejam usadas como dissipador e ventilação forçada. Todas as informações para isso estão presente no datasheet.

      Excluir
  25. Qual é a senha para extrair o arquivo rar? tentei eletronicaemcasa.. mas não deu..

    ResponderExcluir
  26. Posso usar um auto-falante de 4 ohm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode usar autofalantes de 4 ohms, mas a tensao de alimentação não deve passar de 12V nesse caso.

      Excluir
    2. Sim, você pode usar autofalantes de 4 ohms, mas a tensao de alimentação não deve passar de 12V nesse caso.

      Excluir
    3. Vlw pela resposta,tenho mais uma dúvida posso usar um resistor de 83 ohms(resistores em paralelo), no lugar do de 10 ohms

      Excluir
    4. Sim você pode, entretanto isso vaimudar a resposta do filtro de saída e consequentemente alterando o tom da música...

      Excluir
  27. gostaria de saber se tem como colocar neste projeto uma chave de ligar e desligar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é possível! Entre a bateria e a placa no fio positivo.

      Excluir
    2. ou seja só colocar uma chave no fio positivo da bateria ! ?

      Excluir
  28. a entra em que conecta no celular etc ela ira ser fixa ja com o pino ou so sera a entrada em que se coloca o pino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem sua pergunta... Para conectar o amplificador no celular você precisa do conector P2, conforme a figura 6 do post.

      Excluir
  29. e qual seria a espessura do fio usado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fio pode ser fino do tipo maleável, 1mm por exemplo...

      Excluir
  30. os bornes vãos ser usados no auto falante na bateria e no plug . certo

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Guilherme Vianna,

    Primeiramente parabéns pelo seu trabalho. Após, estou usando o mesmo circuito porém o alto falante é de 4 ohms e 3W, na verdade não importo que o som seja muito alto, desde que seja em um bom som.
    Porém ao ligar o circuito em um MP3 ou mesmo no computador, está saindo muito ruído sendo impossível ouvir a voz do cantor, por exemplo.
    Para o capacitor C2, da saída 5 eu li que ele serve para filtrar a tensão que sai dele do áudio de saída. Eu tentei aumentá-lo pro dobro ou até mais mas mesmo assim continua com muito ruído.
    Além disso, minha alimentação é de 5V (proveniente de um Raspberry).
    Você teria alguma dica do que eu poderia fazer para melhorar esse som?

    Muito obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O capacitor C2 serve para eliminar a componentes CC e baixas frequências.

      O problema do ruido pode ser o cabo ou as conexões do cabo com o circuito, falta do 0V devido a uma solda ruim e talvez a ligação errada do potenciômetro do controle de volume. Outro possível problema pode estar na fonte de alimentação ruidosa, ai seria bom verificar.

      Excluir
  32. olá eu tenho um tda7056b vc sabe quais componentes de usar para montar um amplificador com potenciômetro e eu queria alimentar esse amplificador via usb entorno de 5 volts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Você pode obter essa informação pelo datasheet do componente. Os componentes para uma montagem tipica é mostrada na figura 13 e as configurações para o controle do volume na fig 14 e 15. O componente pode funcionar com uma alimentação entre 4,5V à 18,0V max. Para a alimentação de 5V a potência de saída é de aproximadamente 0,8W para um alto-falante de 8 Ohms. Todas as informações podem ser verificada no datasheet no link

      http://www.nxp.com/documents/data_sheet/TDA7056B.pdf

      Excluir
  33. Olá boa noite, eu queria saber se posso trocar o potenciometro de 10k por um de 50k e usar uma alimentação de 4,5 volts sem problemas?! Obrigado desde já pelo grande e bom post e também se poder responder, valeu, abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alan,
      Sim você pode substituir o potenciômetro sem problemas e a alimentação do circuito pode ser de 4,5V.

      Obrigado pela visita !

      Excluir
  34. Olá.
    Com esse esquema pode ligar no p2 do celular e ele irá reprodízio sem probem as ?
    Grato.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Jorge,
      Sim, ele vai reproduzir normalmente!!

      Obrigado pela visita !

      Excluir
  35. Qual a potência e resistência ideal para o alto falante? E esse resistor de 1k2 1/8w caso não o encontre posso substituí-lo pelo que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O auto falante deve ter uma potência mínima de 1W e impedância de 8Ohms. Sim, você pode substituir o resistor para valores próximos... por exemplo 1kOhms.

      Excluir
  36. Boa tarde Guilherme. eu montei o circuito mas o som ta sair baixo? peco ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Xavier,
      Você fez alguma modificação no circuito? A potência de saída pode ser aumentada de forma proporcional a tensão de alimentação. Você pode alimentar o circuito com 12V para obter uma potência maior.
      Verifique se o alto-falante é o recomendado... Não pode ser muito grande...
      Vale ressaltar que o amplificador é de baixa potência (700mW alimentado com 9V).

      Excluir
  37. olá parceiro, eu posso colocar uma auto falante de até quantos Watts e quantos Ohms?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Igor,
      Na lista de componentes do post você pode encontrar a especificação do alto-falante.
      1W - 8 Ohms.

      Excluir
  38. Boa noite... Gostaria de saber se no lugar do alto falante eu poderia estar utilizando uma caixa de som

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gabriel,
      Se sua caixa for de 8Ohms a conexão pode ser feita sem problemas.

      Excluir
  39. gostaria de saber se eu quiser colocar uma fonte 9v eu preciso colocar um capacitor nela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Levi,
      O uso do capacitor em paralelo com a fonte de 9V pode melhorar a filtragem da tensão de saída da fonte, caso ela não seja boa. Entretanto, normalmente a fonte deve possuir os elementos internos para a filtragem e além disso, os picos de consumo do amplificador não é alto, o que não exige uma grande capacitância para o circuito de filtragem da fonte.

      Excluir
  40. Bom dia amigo, será que tem como disponibilizar os arquivos da placa de circuito impresso? Tentei fazer usando a imagem que estava ai mas ela ficou espelhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia,
      Você pode baixar os arquivos na postagem, existe um link para baixar o projeto. A senha para descompactar o arquivo é o endereço do blog.

      Excluir
    2. Muito obrigado! Mais uma duvida, qual deles eu devo imprimir para fazer meu circuito ?

      Excluir
    3. Boa tarde,
      Para o método térmico com a transparência você deve usar o arquivo "Amplificador_LM386N1_3".

      Excluir
  41. Funcionaria pra guitarra? E funcionaria eu colocar um P2 na saída pra usar fones ou teria que modificar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim funciona para um fone de ouvido, a conexão pode ser feita por um P2 sem problema. Para conexão direta com a saída da guitarra não tem problema, entretanto um pré amplificador poder ser necessário caso o son de saída seja muito fraco... No blog você pode encontrar uma sugestão para um pré amplificador.

      Obrigado pela visita !

      Excluir
  42. Boa tarde, gostaria de saber se posso aumentar a potência utilizando 18V ao invés de 9V isso claro sem danificar o circuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a alimentar o circuito em 18V você deve ficar atento em qual LM386 esta sendo usado. O modelo LM386 que suporta uma alimentação de 18V é o LM386N-4, os demais com as terminações 1 e 3 não suportam a alimentação de 18V, pois o máximo é 12V.
      Além do mais, o auto falante (carga) deve ser de 32Ohms! Caso não tenham um alto-falante com essa impedância, associações em serie podem ser feitas. Para alto-falante de impedância menor que 32 Ohms, um dissipador para o CI deve ser previsto, porém não é recomendável um impedância menor que 16Ohms.

      Para mais informações consulte o datasheet.

      Excluir
  43. ola guilherme! estou com um problema quanto a descobrir qual CI Amplifiador que equipa o meu cubo de guitarra, sei que o CI é de emcapsulamento to220, cinco pernas, o equipamento(cubo de guitarra) é de 15 watts; mas não consigo o esquema do cubo, há outro modo de descobrir qual Ci é esse?
    obrigado,
    João Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você poderia olhar pelo numero do CI e pesquisar pelo datasheet... No encapsulamento do componente existe um numero que identifica o componente e através desse numero você poderá pesquisar o datasheet para descobrir sua função. Por exemplo, se vc digitar no google tda2002 datasheet irá que esse componente é um amplificador...

      Excluir
  44. ele esta sendo alimentado no pino 3 e 5, por 24V. valeu!

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde, consigo ligar um contrabaixo para escutar no fone de ouvido com esse circuito? ou vc acha que vai precisar de um pré amp?

    ResponderExcluir
  46. Boa Noite, gostaria de saber qual programa que usou para fazer a placa em pcb.Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !
      Eu usei o Eagle CadSoft!
      O programa é freewere com dimensões limitadas da placa.

      Excluir

Digite seu cometário...
(Seu comentário será visível apos a moderação)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Colaboradores
Paginas